Vieira

Projeto: Plano de Internacionalização 2015-2016

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Designação do projeto | Plano de Internacionalização 2015-2016

Código do projeto | POCI-02-0752-FEDER-007103

Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de intervenção | Norte

Entidade beneficiária | Vieira de Castro – Produtos Alimentares S.A.

 

Data de aprovação | 2016-04-05

Data de início | 2015-07-17

Data de conclusão | 2016-12-31

Custo total elegível | 1.074.431,02 EUR

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 483.493,96 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados / atingidos | A empresa pretendeu realizar um conjunto de investimentos, enquadrados numa estratégia seletiva e integrada de internacionalização, focada tanto na aposta na diversificação dos mercados geográficos de atuação como no lançamento de novos produtos.

 

Neste contexto, a atuação nos mercados externos foi concretizada através de quatro modelos distintos:

  • Expansão por contacto direto através da realização de ações de promoção, no quadro de uma metodologia tradicional de captação de clientes mas com caráter proactivo, exigindo uma análise prévia e a identificação de potenciais clientes, para posterior estabelecimento do contacto comercial;
  • Expansão através da participação em feiras internacionais de grande prestígio e renome internacional – Anuga, ISM, ANAM, BIGS Expo, Food & Hotel Asia, SIAL Paris – que constitui um dos mais importantes veículos na estratégia de penetração contínua no mercado externo, aproveitando a oportunidade para dar a conhecer os seus produtos, obter informação relevante sobre os mercados e constituir importantes fontes de contacto para negócios futuros;
  • Expansão por via de parcerias estratégicas privilegiadas com intermediários locais de modo a dinamizar o processo de internacionalização, nomeadamente em mercados geograficamente distantes, como é o caso do mercado angolano e dos estados brasileiros de maior dimensão nos quais o tempo de reposição dos produtos é muito elevado, implementando um sistema de distribuição push, determinando as quantidades necessárias para cada artigo, com base nas previsões de vendas futuras, de modo a assegurar um excelente nível de serviço para o cliente e manter a notoriedade da Vieira nos mercados mais distantes;
  • Abordagem direta ao consumidor final, através da realização de campanhas publicitárias em rádio e imprensa exposição de outdoors em locais públicos.
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